blogue da BE

MARÇO - mês da LEITURA

SEMANA DIGITAL

Durante a semana de 28 de fevereiro a 4 de março, o agrupamento lançou o desafio a todos os departamentos para que fossem líderes digitais e desenvolvessem as suas aulas e atividades dando primazia ao digital.

A biblioteca escolar respondeu a este desafio e desenvolveu atividades com os vários anos de escolaridade, onde as tecnologias e os dispositivos pessoais dos alunos começaram a ter papel de destaque. As Literacias dos media e da informação foram as mais desenvolvidas.

SEMANA DE LEITURAS

OS lIVROS                                                                                    Os livros gostam de olhos de qualquer cor;                                          de dedos de qualquer cor;                                                                e às vezes gostam de vozes dedicadas                                                que fazem das palavras seres com vida,                                              seres que sonham, seres que inventam                                                e criam alvoroço no teu peito.                                                          Os livros gostam de luz e de pão e de paz para serem lidos,                    embora muitos livros sejam lidos quase às escuras,                                ou com fome                                                                                  e às vezes até em plena guerra.                                                        Os livros gostam de corações que sentem,                                            mentes que pensam.                                                                        Os livros gostam de tudo isto e de muito mais.                                      Os livros, creio eu, gostam de mim                                                    e também por isso eu gosto dos livros.                                                                      ( Coisas que gostam de coisas, de João Pedro Mésseder)                                           

FEIRAS DO LIVRO

Na semana de  7 a 11 de março, as bibliotecas das escolas EB nº2, EB nº12 e EB de S. Gabriel vão estar muito animadas.

FEVEREIRO - o mês das emoções, da segurança, dos sentimentos mais puros

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA

No dia 8 de fevereiro de 2022, comemorou-se a 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura. Ao longo dos anos, este dia junta milhões de pessoas sob o lema "Juntos por uma Internet melhor". Este ano, o Centro Internet Segura assinalou a data levantando a questão "TU és TU online?".

                      https://youtu.be/GccymnLSV-8

Lançamento do livro digital ZigZaga na Net, inspirado nas histórias da 1.ª temporada do podcast ZigZaga na Net, foi desenvolvido numa parceria entre o CIS (CNCS) e SeguraNet (DGE) - Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura - e a Rádio ZigZag (RTP). O livro foi distribuído por todas as escolas do 1ºciclo.

CNL - 2ªfase- MUNICIPAL

No dia 15 de fevereiro, os alunos apurados para a 2ªfase do CNL deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Setúbal e, perante os seus pares, familiares e júri, prestaram a sua prova oral. Estiveram todos de PARABÉNS e representaram da melhor forma o nosso agrupamento.            A aluna SOFIA LEAL e o aluno ANDRÉ CARVALHO seguirão para a próxima etapa, dia 20 de abril, na Biblioteca Municipal da Amadora.              Serão os representantes do agrupamento no que diz respeito ao 1º e 2º ciclos, respetivamente.


Concurso - Uma aventura...

As turmas do 1.º A da EB n.º2 e do 2.º A e B da EB dos Arcos participaram no concurso "Uma Aventura..." na modalidade de desenho.  A leitura orientada incidiu na obra " A ovelhinha curiosa" para o 1.º Ano e  " As gémeas fazem anos",  para os 2.ºs. 

SEMANA dos AFETOS

Apesar da semana dos afetos se ter fixado entre os dias 14 a 18 de fevereiro, estendeu-se ao longo do mês. Os afetos, as emoções e os sentimentos estiveram sempre na origem dos livros escolhidos e das atividades realizadas.

Para celebrar o amor e os afetos, a BE serviu de posto de correio. Os alunos escreveram um cartão para um amigo/professor/funcionário da escola e os mesmos foram entregues aos seus destinatários pelos "carteiros do correio dos afetos" (alunos 4ºano/professor). Também vimos videoclipes e ouvimos música sobre este tema. 

Os alunos também exploraram o medo e a felicidade com o Odd e a Gunn, pelo visionamento da curta metragem "Odd é um ovo".

"Quando me sinto triste", de Brian Moses, foi a obra escolhida para trabalhar a tristeza (projeto Emocionar(te). 

Dia Mundial da leitura em voz alta.

Foi comemorada nas nossas escolas com grande entusiasmo.  Celebrou-se o valor e a importância de ler em voz alta. As obras escolhidas foram "As gémeas fazem anos" e "Viagem ao tempo dos Castelos de Ana Maria" Magalhães e Isabel Alçada e "Na rua do poeta voador" de José Fanha.

JANEIRO - boas vindas a 2022

    PROJETOS NOVOS, CANDIDATURAS NOVAS

O nosso agrupamento foi um dos 95 Agrupamentos de Escolas apoiados no projeto Leitura em Família.

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Neste contexto, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.

O PNL associa no Leitura em Família os projetos Leitura em Vai e Vem, dirigido às crianças do Pré-Escolar, e o Já Sei Ler, para o 1.º Ciclo, criando espaço para as famílias acederem a sugestões de atividades que podem dinamizar com os mais pequenos.

NOVAS CANDIDATURAS

REDES CONCELHIAS - o nosso agrupamento foi escolhido para formalizar a candidatura à criação de uma rede concelhia,  capaz de conglomerar os esforços e energias das várias entidades que nelas figuram-bibliotecas escolares, públicas, autarquia e outras entidades.

ESCOLAS a LER - Esta iniciativa, que será implementada entre 03/01/2022 e 31/07/2023, visa trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha,  criar as condições para que, nas escolas, os alunos trabalhem a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada, pois só assim se consegue fomentar o gosto pelo livro e pelo saber. Pretende-se garantir uma resposta à diversidade de leitores e de interesses, bem como a dinamização de atividades de leitura e escrita, de forma organizada, com a biblioteca escolar. 

NOVOS LIVROS, NOVAS LEITURAS

A verba da candidatura "Ler e escrever mais com a biblioteca escolar" deu-nos a hipótese de começar a atualizar algum do nosso fundo documental e a contribuir para a partilha e a troca de novos livros nos nossos clubes de leitura. 

Bora lá descobrir o que nos contarão estas histórias . . . 

ALEGRIAS QUE O NOVO ANO NOS TROUXE

Todos os que participaram na 1ªfase do CNL estiveram de PARABÉNS, receberam um certificado de participação e um miminho da BE e aos que passaram para a fase seguinte - MUNICIPAL - foram contemplados com uma prenda das Bibliotecas Escolares, do nosso agrupamento.

Em janeiro, na BE, começámos a trabalhar a Literacia da Informação.

Trabalhámos o modelo de pesquisa Super 3 (planificar, fazer e avaliar). Os alunos puderam realizar um trabalho de de pesquisa a partir da temática: No tempo dos Castelos (4º ano) e Personalidades, Gastronomia e Monumentos da cidade de Setúbal (3º ano). Escolheram um tema, fizeram a planificação do seu trabalho, a pesquisa (com recurso a livros e ao Google) e apresentação do mesmo, numa ferramental digital ou programa powerpoint. No final apresentaram os seus trabalhos à turma e fizeram a avaliação do processo e resultado final. 


Tivemos também a visita de um vendedor muito especial... um vendedor de coisa nenhuma que aqueceu os corações dos meninos.

DEZEMBRO - um mês para sonharmos!

Calendário do Advento 2021

Diariamente serão propostas leituras para nos acompanharem até ao Natal.

01-12-2021

02-12-2021

03-12 a 17-12

Concurso Nacional de Leitura

O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.
A 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura decorre entre o dia 8 de outubro de 2021, data oficial de abertura, e o dia 4 de junho de 2022, dia da grande Final.
Os alunos dos vários ciclos de ensino e de várias turmas inscreveram-se e colocaram mãos à obra. Primeiro a leitura individual da obra, depois algum treino de leitura em voz alta, de seguida verificar a compreensão da mensagem e quais as ideias ou lições que se poderão retirar do que foi lido.
Foram escolhidas 3 obras (uma por ciclo de ensino) e a data da prova foi agendada para o dia 14 de dezembro/21
As bibliotecas do nosso agrupamento dão os PARABÉNS a todos os participantes nesta primeira fase do concurso.
Foram selecionados os 3 alunos, em cada ciclo de ensino, que obtiveram maior pontuação, no conjunto das duas provas.
Estes 9 alunos seguirão, agora, para o 2º momento - FASE MUNICIPAL.
No início do segundo período serão entregues os certificados de participação a todos os alunos e os prémios aos alunos selecionados.

Resultados da Fase de Escola - CNL:

As provas-escrita e oral

18-12 a 25 -12

É NATAL NA BE...

Novembro foi mês de tradições, direitos e de emoções ...

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago. Tal como em circunstâncias semelhantes acontece com outros grandes vultos, a efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro.
SARAMAGO NA ESCOLA: LEITURAS CENTENÁRIAS
...

Cá estamos, de regresso a mais um ano letivo que, queremos e desejamos, seja repleto de saúde, boa disposição, partilha, entreajuda, leituras....muitas e sucessos pessoais.

"É verão. Os pais foram de férias. Os amigos também.
A namorada pediu-lhe um tempo.
Miguel tem a casa só para si. Vê televisão, joga computador, lê o livro de código. O mundo parece suspenso no meio do calor.
"Tudo o que quero é que nada aconteça. Que tudo permaneça como está. O planeta muito quieto....

Cinema

21-08-2021

De 21 de agosto a 6 de setembro, o festival de cinema para crianças e jovens está de regresso a Lisboa. Há muitos filmes, oficinas e uma grande festa, pois claro!

Fátima Pinto - Professora Bibliotecária | © 2021
Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora