Cinema

21-08-2021

De 21 de agosto a 6 de setembro, o festival de cinema para crianças e jovens está de regresso a Lisboa. Há muitos filmes, oficinas e uma grande festa, pois claro!

É isso mesmo: o IndieJúnior está de volta com dezenas de filmes para todas as idades e gostos. São várias sessões que começam já no sábado, 21 de agosto, e terminam a 6 de setembro.

As sessões estão divididas por faixas etárias, para poderes escolher as que são mais adequadas à tua idade, e este ano até há uma novidade: se tens irmãos mais novos, bem pequeninos, eles também vão ter direito a filmes. As sessões dedicadas a eles chamam-se Cinema de Colo, e dirigem-se a bebés dos 4 meses aos 2 anos e meio.

Este fim de semana já vai acontecer muita coisa. Ora vê.

SÁBADO

Sessão SONHAR ACORDADO
(várias curtas-metragens, ou seja, filmes de curta duração)
Para maiores de 3 anos, no Cinema São Jorge

Sessão A VIDA É UMA SURPRESA
(curtas-metragens)
Para maiores de 6 anos, no Cinema São Jorge

DOMINGO

Sessão PENSAR, SONHAR E VOAR
(curtas-metragens)
Para maiores de 12 anos, no Cinema São Jorge

Sessão O LUGAR DAS MEMÓRIA
Para maiores de 10 anos, no Cinema São Jorge

"Bom dia, Mundo!"

BOM DIA, MUNDO!
Longa-metragem, com 61 minutos de duração
Para maiores de 6 anos, no Cinema São Jorge
Este é o filme mais longo do festival e conta-nos a vida de dez animais que, juntos, vão iluminar as maravilhas da natureza. Para vários animais de espécies diferentes, novinhos em folha - como a coruja, a tartaruga, a salamandra ou o castor - o mundo é um lugar novo e misterioso, com toda a sua magia e perigo, pronto a ser descoberto. Uma bonita longa-metragem feita com figuras de papel de jornal animadas em stop motion e esculturas feitas à mão em cenários pintados com muito detalhe.
-"O que aconteceu?
- "Acabaste de nascer".
-"E vim de onde?"
- "De um ovo".
-"E antes disso?"
- "De um pássaro".
-"E antes disso?"
(Este filme é falado em francês e tem legendas em português)

Tanto no sábado como no domingo haverá sessões de Cinema ao Colo, no Cinema São Jorge, às 10h30, 12h00, 14h30, 16h00, 17h30. Duram 20 minutos para os pequenitos não se cansarem!

Estes são alguns dos filmes que poderás ver no IndieJúnior

Oficinas e festas

Bom Dia Mundo! foi a principal inspiração para a oficina de madeiras "Nasci, e Agora...?", que acontecerá no dia 5 de Setembro no pátio da Biblioteca Palácio Galveias. Partindo de madeiras e pequenos objetos recolhidos diretamente da natureza, poderás fazer as tuas próprias criações com técnicas de acabamento de madeira e aplicação de cera ou óleo de origem natural.

Na oficina de flipbooks, Quero Animar! (+7 anos), que acontecerá no sábado, 21 de Agosto, no pátio da Biblioteca Palácio Galveias, vais poder dar os primeiros passos no mundo mágico da animação 2D num pequeno flipbook, com a ajuda de papel e lápis de cor.

Se tens bichos carpinteiros e gostas de te mexer, talvez seja boa ideia participar na oficina de expressão corporal Ver o Mundo com as Mãos (+5 anos), no dia 28, também no Pátio Biblioteca Palácio Galveias. A oficina é inspirada no filme Olá Senhor, e nela poderás ver as coisas com outros olhos, tocar em árvores muito altas ou carregar um amigo sem sair do lugar.

Finalmente, a festa! Sim, no Dia da Família, a 4 de setembro, haverá filmes, mas à tarde o jardim da Biblioteca Palácio Galveias recebe a Festa da Família, com um concerto ao vivo de Gui Calegari, músico e artista do Baileia, uma oficina de expressão plástica e jogos. Todas as actividades são gratuitas, mas precisas de te inscrever com antecedência em www.indielisboa.com/indiejunior/oficinas. Pede ajuda aos teus pais.

Filme/debate 'Os Sapatos do Louis'

Já ouviste falar de autismo? Tens algum amigo ou conheces alguém com esta síndrome? O filme Os Sapatos do Louis fala sobre este assunto e, a seguir à sua exibição, no dia 2 de Setembro, na Biblioteca Palácio Galveias, haverá um debate que vai abordar esta «coisa da diferença». Mas não somos afinal todos diferentes? Um filme-debate para todos os pais, filhos e professores com entrada livre. Se quiseres ir com os teus pais, diz-lhes que têm de fazer antes a inscrição emwww.indielisboa.com/indiejunior/oficinas.

Podes informar-te sobre todos os filmes que vão ser exibidos, atividades, horários e datas aqui e através dos números de telefone: 962 019 495 / 966 973 014 / 962 019 495. Diverte-te!

Fátima Pinto - Professora Bibliotecária | © 2021
Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora