Dicas  e Sugestões de Leitura

21-08-2021

Sugestões de leitura - agosto 2021

Mensalmente, publicamos  Destaques dos livros recomendados pelo PNL e outras entidades, divulgando editoras e autores nacionais e estrangeiros, agregando-os por temas sugestivos ou eventos nos quais estes autores e os seus livros são os principais protagonistas.

Os Destaques e as Sugestões de leitura incluem, como habitualmente, temas variados e destinam-se a todos os públicos - crianças, jovens e adultos.

Este mês de agosto seguimos as recomendações da revista Visão Júnior e do professor

FERNANDO CARVALHO

Fernando Carvalho é professor do 1º ciclo, escritor e transmontano. Nasceu para lá do Marão, a 6 de setembro de 1980. Licenciado em Educação, tem duas pós-graduações: uma em Pedagogia Social e outra em Livro Infantil. E tem também um mestrado em Jornalismo. É colaborador da revista VISÃO Júnior desde 2013. Publicou em 2010 o conto infantil A Pior Amiga

Os livros que sugerimos este mês são um conjunto de obras estimulantes, pois encerram em si diferentes dinâmicas leitoras que pretendem construir leitores curiosos e ávidos pela descoberta de novos escritores.

As leituras em capítulos funcionam em termos de organização leitora, porque estabelecem metas e os livros em lista também. Descubram estas sugestões acabadinhas de chegar às livrarias em antecipação das feiras do livro que começam a surgir um pouco por todo o país na cauda do verão.

As sugestões VISÃO Júnior para o mês de agosto estão organizadas em três faixas etárias que integram os três ciclos de ensino. São sugestões que pedem uma leitura prévia para que possam mediar e introduzir temas antigos ou novos junto dos jovens leitores.

1.º Ciclo - dos 6 aos 10 anos

O GATO E O RATO QUEREM SAIR DAQUI
Günther Jakobs (texto e ilustração), Nuvem de Letras

Há um gato e um rato que vivem dentro deste livro. Dois amigos que não querem mais ali viver. Um livro engenhoso e bastante esburacado porque estes dois animais não param de arranjar estratégias para fugir dali.

Uma leitura divertida que estimula a interação com as páginas e com a forma como podemos ler um livro.

AVIÕES DE PAPEL
Jim Helmore (texto) e Richard Jones (ilustração), Edicare

Esta é a história de Ana e Pedro, uma menina e um menino que adoram fazer aviões de papel. Juntos, eles cantam, navegam no grande lago e ambicionam fazer um avião de papel que voe até bem longe. Só que, um dia, o destino decide separá-los, levando um deles para outras paragens, dividindo esta grande amizade. Como continuarão estes dois amigos a fazer aviões de papel capazes de viajar grandes distâncias?

2.º Ciclo - dos 10 aos 12 anos

O TOP DE FACTOS CURIOSOS
Tracey Turner (texto) e Caroline Selmes (ilustração), Porto Editora

Um livro para mentes curiosas em busca permanente do porquê das coisas do mundo à nossa volta. Nele vão poder descobrir um bocadinho de tudo num total de 263 listas repletas de factos fascinantes. Das montanhas-russas mais velozes, passando por animais astronautas e lugares altamente assombrados. Um livro para ler, reler e mostrar a toda a família porque a cultura geral é sempre algo que não ocupa lugar.

A MÚSICA DOS OSSOS
David Almond (texto), Editorial Presença

Eis um título que pode causar alguma estranheza ou até algum desconforto, mas a verdade é que esta é mais uma obra excelente de David Almond, um dos melhores contadores de histórias da atualidade para o público infantojuvenil.

Um livro imperdível que conta a história de Sylvia, uma rapariga que se muda para Newcastle e aí viverá aventuras sem par. Uma obra aclamada pela crítica internacional a não perder.

3.º Ciclo - dos 12 aos 15 anos

O LIVRO DA SELVA
Rudyard Kipling, Clássica Editora

O verão é também tempo para descobrir clássicos que povoam o imaginário coletivo. Este livro, que já deu origem a inúmeros filmes e séries televisivas, continua a ser uma obra de referência e que deverá fazer parte de qualquer estante de leitores curiosos.

Descobrir Mogli e a sua história no meio de uma selva repleta de animais ameaçadores é uma aventura indispensável para esta ou qualquer outra estação do ano.

O CAMINHO DAS FADAS
Ava Corrigan, ASA

Os anos 90 deram-nos a 'Navegante da Lua' e todo um universo romântico de um grupo de adolescentes fadadas com a missão de salvar a Terra das garras do Mal. Em 2004, estreou 'Winx Club', uma série de animação com mais um grupo de adolescentes com poderes mágicos que também enfrentam o Mal.

E eis-nos em 2021, com as Winx recriadas em carne e osso e com um livro extremamente cativante e de leitura obrigatória para quem gosta de histórias carregadas de magia e batalhas entre o Bem e o Mal e a adolescência.

Destaques e sugestões de leitura . . .

Fátima Pinto - Professora Bibliotecária | © 2021
Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora